O Curso "Acessibilidade e a inclusão no ambiente jurídico", tem como objetivo Qualificar a interação entre magistrados, servidores e estagiários com e sem deficiência para atender da melhor forma possível o público com deficiência. A carga horária do curso é de 20 horas, com o seguinte conteúdo: Unidade 1 - Pessoas com deficiência: sua trajetória e seu perfil; Unidade 2 - Direitos das pessoas com deficiência; Unidade 3 - Acessibilidade e inclusão: faces da mesma moeda; Unidade 4 - O TRT-2 e a inclusão.


Tutor(a): SEM TUTORIA DE CONTEÚDO
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15 a 20 de janeiro de 2020 (ou até o  preenchimento das 150 vagas)
PERÍODO DO CURSO: 20 de janeiro a 17 de fevereiro 2020

Inscrições encerradas. Limite de vagas atingido.

O curso Introdução ao Direito Constitucional e ao Controle de Constitucionalidade destina-se proporcionar aos servidores do TJSE a compreensão adequada das questões constitucionais, do papel de uma Constituição e das técnicas de controle de constitucionalidade traduzindo-se em uma prestação jurisdicional melhor e mais célere. Nesta oportunidade, optou-se por apresentar alguns conceitos constitucionais básicos e como eles têm sido desenvolvidos nos julgamentos do STF. Carga horária 22 horas, com o seguinte conteúdo programático: unidade I -  Constituição e Democracia; unidade II - Controle de constitucionalidade e separação de Poderes; unidade III - Direitos e garantias fundamentais como limites à atividade legislativa; unidade IV -Jurisdição constitucional. Controle concentrado de constitucionalidade - Parte I; unidade V -  Jurisdição Constitucional. Controle concentrado de constitucionalidade - Parte II; unidade VI - Jurisdição constitucional - Controle difuso de constitucionalidade; unidade VII - Controle de constitucionalidade e Federalismo; unidade VIII - Questões controvertidas no constitucionalismo atual.


Tutor(a): SEM TUTORIA

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15 a 20 de janeiro de 2020
(ou até o preenchimento das 150 vagas)
PERÍODO DO CURSO: 20 de janeiro a 17 de fevereiro de 2020

O Curso "Comunicação, Judiciário, Gênero e Diversidade", tem como objetivo orientar ações de comunicação e de divulgação interna e externa, nas unidades judiciárias do país, que contribuam para a formação de uma cultura de respeito à diversidade. A carga horária do curso é de 15 horas, com o seguinte conteúdo: UNIDADE I - Direitos humanos e declaração internacional; Direitos   humanos e direitos das mulheres; Agenda ONU. UNIDADE II - A relação entre cultura e comunicação e o tema da igualdade; Diversidade, minorias e mulheres; Diversidade, gênero e sexualidade; A representação das mulheres na comunicação do Judiciário. UNIDADE III - Linguagem e identidade de gênero; Linguagem inclusiva e comunicação; Linguagem inclusiva e representação social .
Tutor(a): SEM TUTORIA DE CONTEÚDO
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 05 a 10 de fevereiro de 2020 (ou até o  preenchimento das 150 vagas)
PERÍODO DO CURSO: 10 de fevereiro a 02 de março 2020

*INSCRIÇÕES ENCERRADAS. LIMITE DE VAGAS ATINGIDO*



O objetivo do curso é o de propiciar a compreensão do que é a Inteligência Emocional e apresentar ferramentas para desenvolvê-la e aplicá-la nas relações pessoais e profissionais. A carga horária do curso é de 15 horas, com o seguinte conteúdo: Unidade I - Introdução à Inteligência Emocional, Unidade II - Desenvolvendo e Praticando a Inteligência Emocional.


PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 12/02 a 17/02/2020 (ou até o preenchimento das 150 vagas)    
PERÍODO DO CURSO: 17/02/2020 a 09/03/2020


*INSCRIÇÕES ENCERRADAS. LIMITE DE VAGAS ATINGIDO*


O objetivo do curso é Identificar as peculiaridades do texto jurídico, suas principais impropriedades e aplicar corretamente as regras de funcionamento da língua escrita. A carga horária do curso é de 30 horas, com o seguinte conteúdo: Unidade I - REFLEXÕES A RESPEITO DA LÍNGUA PORTUGUESA; Unidade II - LINGUAGEM TÉCNICA E OFICIAL; Unidade III - LINGUAGEM JURÍDICA; Unidade IV - SIMPLIFICANDO A LINGUAGEM JURÍDICA.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 29/01/2020 a 03/02/2019     
PERÍODO DO CURSO: 03/02/2020 a 09/03/2020
Tutor: Bruno Sales Albuquerque Cunha

*INSCRIÇÕES ENCERRADAS. LIMITE DE VAGAS ATINGIDO*

O curso tem como objetivo capacitar servidores do Poder Judiciário em relação à importância da promoção da saúde mental e da prevenção de agravos, riscos e doenças, objetivando o bem-estar biopsicossocial. A carga horária do curso é de 35 horas, com o seguinte conteúdo: MÓDULO 1 – Contextualização da saúde mental; MÓDULO 2 – Adoecimento e sofrimento mental; MÓDULO 3 – Saúde preventiva e promoção da saúde mental; Módulo 4 – Tópicos especiais em saúde mental.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/01/2020 a 27/01/2020 (ou até o preenchimento das 150 vagas)    

PERÍODO DO CURSO: 27/01/2020 a 09/03/2020


*INSCRIÇÕES ENCERRADAS. LIMITE DE VAGAS ATINGIDO*

Objetivo: Tratar das mais importantes alterações legislativas contidas no Novo Código de Processo Civil, destacando os principais institutos e inovações em relação aos procedimentos.
MÓDULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS MÓDULO II DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS, DA JURISDIÇÃO DA AÇÃO, DA COOPERAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL, DA COMPETÊNCIA MÓDULO III DAS PARTES E PROCURADORES, DO LITISCONSÓRCIO E DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS, DO JUIZ E DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA MÓDULO IV DOS ATOS PROCESSUAIS, DOS PRAZOS, DAS NULIDADES, DO VALOR DA CAUSA, DA FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO
Público-alvo: servidores do TJSE
Carga horária: 30 horas
Número mínimo de inscritos para a autorização de inicio da turma. 75 inscritos.
Tutor: Luiz Eduardo Costa do Nascimento
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 05 a 10 de fevereiro de 2020 (ou até o preenchimento das 150 vagas)
PERÍODO DO CURSO: 10 de fevereiro a 18 de março de 2020

*INSCRIÇÕES ENCERRADAS. LIMITE DE VAGAS ATINGIDO*



*INSCRIÇÕES ENCERRADAS. LIMITE DE VAGAS ATINGIDO*


O objetivo do curso é ofertar treinamento no tocante às noções de justiça restaurativa aos servidores do Poder Judiciário, fixando os valores da justiça restaurativa para estimular o uso da comunicação não violenta e da principiologia da justiça restaurativa na ambiência do Poder Judiciário. A carga horária do curso é de 30 horas, com o seguinte conteúdo:
MÓDULO I - 1. Principais Movimentos de Política Criminal A) Movimento Punitivista B) Movimento Abolicionista C) Movimento Minimalista 2. Resolução ou Transformação de conflitos 3. Justiça Retributiva versus Justiça Restaurativa 4. Fundamentos da Justiça Restaurativa 5. Conceituação da Justiça Restaurativa
MÓDULO II 1. A justiça restaurativa na resolução 225 do CNJ 2. A justiça restaurativa nos tribunais 3. Do atendimento restaurativo 4. Do facilitador restaurativo 4.1 Atribuições do facilitador restaurativo 4.2 Vedações ao facilitador restaurativo 4.3 Formação e capacitação 5. Do monitoramento e da avaliação de um programa de justiça restaurativa
MÓDULO III 1.Comunicação não violenta 1.1. Conceito e componentes  1.2. Aplicando a comunicação não violenta 1.3. O poder da empatia 1.4. A raiva na CNV 1.5. Mantendo a empatia 2.Dimensões de um programa restaurativo 3.   Projeto piloto da 17ª Vara Cível 4.   Diferenciando a mediação restaurativa 4.1.Da negociação 4.2.Da mediação A) Transformativa B) Satisfativa (conciliação) 4.3.Da arbitragem

Número mínimo de inscritos para a autorização de inicio da turma. 75 inscritos.

Tutor(a): Joelma Safira de Menezes Reis
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 12 a 17 de fevereiro 2020 (ou até o preenchimento das 150 vagas)
PERÍODO DO CURSO: 17.02.2020 a 23.03.2020